PUC-SP - Educação Continuada - Design de interfaces acessíveis - UX e Acessibilidade Digital - Extensão - 30 horas
Categorias:

Curso de Design de Interfaces Acessíveis

No segundo semestre de 2020 decidi propor para a PUC-SP um curso de extensão relacionado a acessibilidade digital. Para minha surpresa, curso foi aceito pela instituição como o número de pessoas interessadas que me procuraram para mais informações foi enorme. Fiquei muito contente com o resultado e por isso decidi detalhar um pouco mais sobre o curso em um post.

O curso chama-se “Design de Interfaces Acessíveis – UX e acessibilidade digital” e tem como objetivo preparar os participantes com conceitos, técnicas e ferramentas para desenvolver aplicações acessíveis para todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência.

A ideia é trazer técnicas utilizadas para o desenvolvimento de aplicações acessíveis para pessoas envolvidas com design, programação e produtores de conteúdo online. Não há pré-requisitos específicos (mas conhecer HTML e CSS ajuda para compreender as técnicas utilizadas) nem ferramentas que precisam ser estudadas antes. As ferramentas utilizadas serão gratuitas/abertas e a grande maioria online.

O que eu quero com esse curso é que as pessoas possam colocar a acessibilidade digital no seu dia a dia, seja desenvolvendo código para um site ou aplicação Web, para escrever um post em um blog ou analisar a acessibilidade de alguma plataforma.

Sempre defendi que acessibilidade digital deveria fazer parte da grade curricular de cursos de tecnologia. Acessibilidade não deve ser restrita apenas a desenvolvedores. Gestores, designers, conteudistas e usuários devem entender o quão importante é esse tema e como é simples coloca-lo na rotina do desenvolvimento.

Para deixar mais fácil, vou deixar aqui também os links referentes a estrutura didática, valores, inscrições, turmas e horários. Essas informações podem ser úteis caso alguém tenha dificuldade em encontrar esse material no site da instituição.

Espero que gostem do curso e que possam trazer a acessibilidade para o seu dia a dia. Como um dos meus grandes mentores me disse um dia, espero que um dia um curso específico como esse seja desnecessário.